Seminário de mobilização para 5ª Conferência das Cidades acontece na próxima sexta (15)

logo-5ConfCidadesA discussão sobre a importância da construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, as demandas das cidades e a necessidade de um desenvolvimento ecologicamente construído. Esse é o objetivo do Seminário de Mobilização para a 5ª Conferência das Cidades, que acontecerá nesta sexta-feira (15), a partir das 8h30, no auditório da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O evento é promovido pela Comissão Preparatória da 5ª Conferência Nacional, por meio do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/Ba), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O público alvo do seminário são os representantes das comissões preparatórias das Conferências Municipais das Cidades, que serão responsáveis pela condução de todo o processo organizativo, executivo e conclusivo das respectivas conferências.

Representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada também poderão participar do encontro, uma vez que nesse momento do processo de adesão, são os principais responsáveis pela convocação das conferências municipais. Essa convocação segue até o dia 30 de março, em caráter extraordinário, e também poderá ser promovida pelo poder público do município.

5ª Conferência Estadual das Cidades – Com o Tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”, a 5ª Conferência Estadual das Cidades será realizada nos dias 5 a 8 de agosto de 2013, em Salvador, e terá como debate principal a construção e implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU). Esse Sistema vai integrar, consolidar e definir os papéis dos entes federados, (Governos Federal, Estadual e Municipal) no que tange as políticas de Moradia digna, Mobilidade, Saneamento, Planejamento Urbano.

Reunião da Comissão Preparatória – Um dia antes do Seminário, dia 14, a Comissão Preparatória Estadual se reunirá no auditório da CERB para discutir o temário e o texto base que será utilizado durante as Conferências Municipais. O encontro servirá também para análise dos documentos e termos de adesão dos 130 municípios que já formalizaram a participação na 5ª Conferência.

Segue em anexo a programação completa do Seminário